Dia: 6 de agosto de 2021

6 de agosto de 2021

A forma mais adequada e segura de se garantir uma vida com qualidade para você ou um ente querido que já está na terceira idade, é contratando um plano de saúde para idosos. Devido a uma fragilidade maior com a saúde, que vem junto com a idade torna-se necessário ter acesso a serviços médicos para se ter cuidados extras e periódicos com a saúde.

Mesmo você tendo a disposição uma série de serviços médicos e vantagens a mais, que o sistema público não consegue oferecer, contratar um plano de saúde para determinadas faixas etárias (principalmente paras as mais avançadas) pode fazer com que muitas pessoas se desencorajam de obter o seguro por acharem que os valores são elevados demais.  

Esta é uma realidade, os planos de saúde aumentam com seus valores de acordo com o avançar da idade. 

 

Escolhendo um plano de saúde para idosos

Quando você for escolher um bom plano de saúde para idosos é preciso ter dois objetivos principais: 

  1. Fazer uma escolha que atenda às suas necessidades; 
  2. Entender que é importante ter orçamento adequado para que você possa pagá-lo todo mês. 

Em relação à primeira questão, veja qual é a rede credenciada que você prefere, bem como os serviços que você poderá usufruir e que são essenciais para você. 

Para baratear os custos, você pode fazer uma boa pesquisa para entender qual a melhor opção do mercado para o seu caso. Além disso, existem algumas escolhas que você pode fazer, que influenciam diretamente no valor do plano de saúde, como optar por uma acomodação compartilhada ao invés de uma particular. Para os idosos, por serem um público que utiliza muito o plano, é recomendável fazer uma contratação sem coparticipação.

 

Os motivos dos planos de saúde para idosos serem mais caros

Quando o cálculo do valor de um plano de saúde ocorre, a operadora levará em consideração alguns fatores. Dentre eles, estão: 

  • A área da rede credenciada; 
  • O número de serviços oferecidos; 
  • Tipo(s) de acomodação;
  • Opção de coparticipação.

Além dos fatores acima, outro que é muito decisivo na hora de se propor um valor, é a estimativa de utilização. É esperado que uma pessoa acima de 59 anos utilize mais seu plano e realize procedimentos de complexidade alta, e é devido a isso que o plano de saúde para idosos possui um valor mais elevado em relação aos demais.

 

Entendendo o mecanismo de reajuste nos planos de saúde para idosos

Em sumo, o segurado terá dois tipos de reajuste em seu plano de saúde: o anual, que ocorre em cada aniversário do contrato, e outro que é relacionado a mudança de sua faixa etária. 

Os grupos de idade são definidos pela ANS, e permitem que na mudança de um grupo para outro, a operadora possa modificar o valor dos planos contratados em questão.

Ao todo, existem 10 faixas etárias divididas em:

  • 0-18 anos;
  • 19-23 anos;
  • 24-28 anos;
  • 29-33 anos;
  • 34-38 anos;
  • 54-58 anos;
  • 59 anos ou mais.

A partir de 59 anos, não será mais aplicado o reajuste por mudança de faixa etária, porém permanece aquele que é aplicado anualmente no aniversário de contrato. 

O reajuste por faixa etária, necessita a sua atenção e avaliação na hora da contratação do plano de saúde: todos os percentuais de variação devem estar explícitos em contrato e o valor da última faixa etária deve ser menor que o valor da primeira multiplicada por 6

Caso algum reajuste seja aplicado de forma injusta, não hesite em relatar à sua operadora ou a ANS.

 

A cobertura do plano de saúde para idosos

A “cobertura” é definida como o conjunto de procedimentos que são contemplados em um plano de saúde, sem o acréscimo de custos ou pagamentos adicionais. 

Os planos de saúde são muito distintos entre si e abordam coberturas diferentes, podendo incluir:

  • Consultas;
  • Exames;
  • Internações hospitalares;
  • Procedimentos cirúrgicos;
  • Tratamentos médicos (como quimioterapia e hemodiálise);

Fato interessante a ressaltar, é que lista de procedimentos obrigatórios é regulamentada pela ANS (Agência Nacional de Saúde), e o nome oficial desta lista é “Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde”. Você pode acessá-la no site oficial da ANS e fazer consultas gratuitamente. A cada dois anos a lista é atualizada, a fim de melhorar com o atendimento que está sendo prestado aos segurados e fazer com que o consumidor fiquem empoderado quanto às escolhas que pode fazer no momento da contratação ou troca de um plano de saúde.

Ademais, também é preciso dizer que existem regras básicas em todo o plano de saúde — e que influenciam diretamente na cobertura de serviços que são oferecidos dependendo do tipo de seguro saúde contratado.

Por exemplo, caso um segurado precise ser internado e no momento da internação a pessoa tiver cobertura a enfermaria e o hospital não dispor de leitos para esse tipo de paciente, a pessoa deverá ser internada em um apartamento privativo e não deverá pagar a mais por estar internado no apartamento privado.

Outro ponto que deve ser levado em consideração, é que caso você seja atendido por um profissional de saúde de sua confiança ou se você realiza exames em um determinado laboratório, é preciso saber tal profissional ou laboratório seja credenciado pelo seu plano de saúde. 

No caso do plano de saúde para idosos, o ponto destacado acima deve ser muito refletido, pois se o plano de saúde descredenciar um laboratório ou profissional da sua rede de serviços e atendimentos, é dever da empresa contratada oferecer profissionais (e laboratórios) com a mesma formação ou que realizem os mesmos serviços anteriormente prestados ao segurado.

 

Com um plano de saúde para idosos você tem mais segurança e agilidade no atendimento

A rede pública de saúde ainda é insuficiente para atender a toda população, pois a demanda de pessoas que necessitam de seus serviços é muito maior do que sua estrutura pode suportar.

É fácil ver reportagens noticiando que em diversos centros de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) existem longas filas para realizar desde cirurgias à realização de exames e consultas com especialistas, fazendo com que muitas pessoas tenham que esperar por muitos dias e até mesmo meses, para serem atendidas. 

Em diversos casos, a espera pode ser extremamente prejudicial e para pessoas mais idosas ou com complicações médicas, as consequências tornam-se sérias. Por isso, o plano de saúde para idosos é tão importante! Ele assegura o atendimento em qualquer circunstância.

6 de agosto de 2021

É importante lembrar que a cotação de plano de saúde é um dos fatores fundamentais na hora de fazer a escolha de uma assistência médica – seja para você, sua família ou até mesmo sua empresa.

Quando falamos de cotação, nos referimos ao valor – ou seja – o preço inicial de um plano de saúde. Dependendo dos benefícios que o plano oferece, esse valor pode ser maior ou menor. Apenas uma pequena diferença na cotação de plano de saúde pode influenciar muito na escolha das operadoras de saúde.

 

O que é o plano de saúde?

A saúde é denominada como o estado completo de bem-estar, e que permite que qualquer ser vivo tenha uma boa qualidade de vida. Sabendo que os planos governamentais desta área são (em certa) medida defasados, e que também não são capazes de atender a toda população, muitas pessoas acabam optando por um plano de saúde que oferece assistência médica e hospitalar privada através das operadoras de planos.

Se você for uma pessoa que pensa de modo preventivo com seu bem-estar, e que foca na sua qualidade de vida, é necessário prestar atenção na cotação de plano de saúde particular, e outros fatores que podem garantir a assistência à sua saúde necessária para que se atinja o máximo de sua disposição física, mental e social. Além de você poder recorrer ao médico quando ficar doente, também existem outros benefícios (dependendo do seu tipo de plano) que um convênio pode oferecer, como: 

  •         Atendimento de qualidade;
  •         Atendimento de urgência ou emergência; 
  •         Facilidade de acesso a consultórios e hospitais credenciados;
  •         Facilidade de marcar consultas online ou por meio de call centers;
  •         Possibilidade de portabilidade, caso você mude para outra região;
  •         Preços mais em conta;
  •         Acesso a diversas especialidades médicas. 

 

Fatores que influenciam na cotação do plano de saúde

Um dos fatores principais, e que principalmente influencia na cotação de plano de saúde é em questão sobre a quantidade de serviços que o plano de saúde dá direito ao beneficiário. Por exemplo, um plano de saúde que apenas inclua consultas e exames normalmente (e tendencialmente) é mais barato que outro que também ofereça junto tratamentos odontológicos e o direito à internação hospitalar emergencial. 

Outra condição importante a se destacar sobre a cotação de plano de saúde, é que, o plano que só concede direito ao atendimento na cidade em que você mora tende a ser mais barato do que outro que permita que você seja atendido em qualquer lugar do país. 

A idade do beneficiário, também é destacada como um fator muito significativo e que influencia diretamente no preço de um plano de saúde. Quanto mais idoso o beneficiário for, maiores são as chances de que ele precise usar os serviços de saúde com mais frequência, e por isso, as operadoras tendem aumentar com o valor do convênio.

 

Como funciona o reajuste de mensalidade?

Os planos de saúde individuais ou familiares só podem ser reajustados de duas maneiras: 

  •         De acordo com o reajuste anual, definido pela ANS, na data de aniversário do plano; 
  •         De acordo com o reajuste por mudança de faixa etária. 

Em relação ao segundo item, solicite à empresa que vende o plano de saúde os valores das mensalidades de todas as faixas etárias, desse modo você conseguirá ter alguma ideia desses valores. O primeiro reajuste por mudança de faixa etária acontece aos 19 anos de idade. Após isso, ele ocorre de 5 em 5 anos, sendo o último reajuste, aos 59 anos de idade.

 

O que o plano de saúde não cobre?

Agora que já sabemos mais sobre cotação de plano de saúde, que tal entender as coberturas? Os planos de saúde não podem negar a realização de um exame, especialmente se ele for solicitado por um médico, a fim de definir um diagnóstico médico.

Além de fiscalizar e regulamentar todo o setor, apenas a ANS pode e permitir exclusões de tratamentos e exames de acordo com a legislação, exclusões essas que inicialmente são situações como apenas como as seguir:

  •         Tratamento clínico ou cirúrgico experimental;
  •         Procedimentos clínicos ou cirúrgicos para fins estéticos;
  •         Órteses e próteses com foco na estética;
  •         Inseminação artificial;
  •         Tratamento de rejuvenescimento;
  •         Tratamento de emagrecimento com finalidade estética;
  •         Fornecimento de medicamentos importados não-nacionalizados.

Esses são apenas alguns exemplos dos procedimentos e situações que podem ser negados pelos planos de saúde, segundo as regras impostas pela ANS.

 

Quais os benefícios? 

Maior segurança e qualidade

O primeiro dos benefícios importantes de se ter um convênio de saúde é a segurança por saber que se porventura você ou seus familiares precisarem de um atendimento médico, receberão o melhor possível, sem ter que esperar por horas. Esse sentimento de segurança proporciona um imenso ganho na qualidade de vida.

Expectativa de vida

Tendo boas condições de manter uma saúde em dia, viver mais se torna apenas uma consequência. Além disso, a contratação do serviço garante muito mais tranquilidade ao saber que se alguma doença aparecer, você receberá um atendimento digno.

Coberturas nacionais

Vale a pena investir em um plano com cobertura nacional. Caso viaje muito, estará sempre tranquilo sabendo que esteja onde estiver, se algum acidente acontecer, você será atendido como merece.

Adoecer com menor frequência

Pode parecer contraditório, mas sim, quem conta com um convênio de saúde, possui mais facilidades em agendar consultas de rotinas. Conseguindo assim focar na saúde preventiva evitando doenças mais graves.

Rapidez para marcar exames

O mesmo vale para os exames médicos, quando se conta com um bom convênio de saúde, conseguir agendar e realizar um exame, por mais específico e/ou detalhado que ele seja, é muito mais fácil e rápido do que quando se conta apenas com o SUS.

Facilidade em consultas

Quando se depende do sistema único de saúde, muitas vezes existem listas de espera de meses para conseguir uma consulta médica. Quando você possui um convênio de saúde, é muito mais rápido e simples conseguir se consultar com um médico.

Na Servix você encontra as melhores opções de planos de saúde.

cotacao para familia
Solicitação realizada com sucesso!
Um consultor entrará em contato com você.