Medicina preventiva é uma especialidade médica especialmente focada na manutenção da saúde e no foco na prevenção de doenças ao invés de tratar apenas depois de elas aparecerem. Abrange uma série de intervenções com a intenção de reduzir o risco de doenças, lesões e incapacidades, o objetivo desta medicina é cuida da saúde em antecedência para uma maior qualidade de vida. Existem três níveis da medicina preventiva:
1° – PREVENÇÃO PRIMÁRIA: A prevenção primária visa prevenir doenças de ocorrerem em primeiro lugar. Isso inclui medidas como: vacinação, educação sobre saúde, mudanças no estilo de vida (como alimentação saudável e a prática de exercícios físicos), e o meio ambiental (como água potável e saneamento básico). Esse primeiro passo é focado em diminuir os fatores de risco antes que se transformem em doenças.
2° – PREVENÇÃO SECUNDÁRIA: A segunda prevenção envolve detecção precoce e intervenção preventiva no progresso da doença. Isso inclui programas para detectar doenças nas fases iniciais quando o tratamento é mais eficaz, como exames preventivos e check-ups regulares. Diagnósticos e tratamentos precoces ajudam a prevenir complicações e melhorar os resultados.
3° – PREVENÇÃO TERCIÁRIA: A prevenção terciária visa reduzir o impacto de uma doença já estabelecida por prevenir complicações e promover reabilitação. Isso inclui medidas como programas de gerenciamentos de doenças, serviços de reabilitação, e cuidado de apoio para melhora da qualidade de vida dos indivíduos com condições crônicas ou deficiências.
Uma outra medida que pode ser considerada parte da medicina preventiva é ter a certeza de que você vai ter os meios para ter acompanhamento médico sempre que preciso e para isso um bom plano de saúde pode te ajudar. Faça agora sua cotação e venha para a Servix!